CONTROLADORES DE FLUXO DE AR E AUTOMAÇÃO DE CAPELAS
CONTROLADORES DE FLUXO - VAV – Volume de Ar Variável
A velocidade do ar na abertura frontal da capela (velocidade de face) é um parâmetro básico paraverificar a segurança de operação, sendorecomendado pelas normas internacionais desegurança em laboratórios.
Normas internacionais de segurança em laboratório orientam que as capelas devem possuir uma vazão mínima de 0,5m/s (100 fpm) na face da capela (velocidade de face).
O Grupo Ibram indica a utilização dos controladores de fluxo de ar em suas capelas em atendimento as normas internacionais Normas Internacionais: ANSI ASHARE 110, EN 14175 - 2, EN 14175 - 6, ANSI/AIHA/ASSP Z9.2-2012, NFPA 45
O controlador faz a medição e controla a velocidade de face pela atuação de um inversor
de frequência ou damper eletrônico.
Um alarme audiovisual informa o usuário se a capela estiver em uma condição insegura de operação.
Neste mesmo display podemos controlar o liga e desliga da luminária e exaustor.
AUTOMAÇÃO – AUTO SASH
Para maximizar ainda mais o sistema VAV (Volume de Ar Variável), podemos automatizar a capela de exaustão de gases com a Integração da Guilhotina Automática (Auto Sash) com sensor de presença e sensor de obstáculos.
Benefícios
- CONTROLE AUTOMÁTICO DE VELOCIDADE FACIAL COM TECNOLOGIA DE CORREÇÃO BASEADA NA POSIÇÃO DA JANELA FRONTAL E SENSOR DE VELOCIDADE PERMITINDO AJUSTE DO SISTEMA DE FORMA MAIS RÁPIDA;
- AUMENTA A SEGURANÇA DOS USUÁRIOS;
- MAXIMIZA E GARANTE A ECONOMIA DE ENERGIA;
- ADEQUAÇÃO AS NORMATIVAS INTERNACIONAIS: EN 14175 - 2, EN 14175 - 6, ANSI/AIHA/ASSP Z9.2-2012, NFPA 45.
Sensor de Presença
Fechamento automático da Guilhotina: o sistema permite o fechamento automático da janela guilhotina assim que o sensor de presença (PIR) identifica que não há nenhum usuário em frente a capela de exaustão ( modelo Autosash Marca TEL). O tempo para início do fechamento poderá ser configurado de 10seg - 15min.
Abertura automática da Guilhotina: Sistema possui duas configurações disponíveis, onde a primeira ocorre a abertura automática com pequeno toque no puxador efetuado pelo usuário ou numa outra possibilidade de configuração onde a abertura automática ocorre assim que detectada a presença do usuário pelo PIR.
Sensor de Objetos e Obstáculos
Sensor fotoelétrico para detecção de objetos ou obstáculos mesmo que transparentes na descida da janela com parada automática e apresentação de mensagem de erro no display.